Criar um blog grátis vale a pena?

Augusto      quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos
criar um blog grátis

Ter um blog hoje em dia está cada vez mais popular, porém muitas pessoas ainda não entenderam a sua real importância nem o potencial de ter um blog que vai trazer resultados recorrentes em seus negócios.

As redes sociais têm as suas importâncias, mas apenas com um blog você terá a capacidade de concentrar toda a autoridade e todo conteúdo que você criar em seu domínio.

          Criar um blog, diferente do que muitas pessoas pensam, não é uma coisa complicada de sete cabeças nem é tão caro quanto imaginam. Na verdade, é mais barato do que você imagina.

          Talvez, como a maioria das pessoas, você pode não saber por onde começar e isso pode te intimidar se você não tem as habilidades tecnológicas necessárias, mas não se preocupe pois você só precisa saber o básico em informática para ser capaz de criar um blog.

          Vale também mencionar que o número de opções disponíveis para iniciar um blog pode te deixar confuso, talvez por isso esteja pesquisando a respeito, e por isso estou aqui para te ajudar nesta escolha.

 

          Se o que você pretende com seu blog é ganhar dinheiro, divulgar o seu trabalho ou o seu negócio, então tenho o dever de te alertar sobre criar um blog grátis independentemente da plataforma que seja.

 

Grátis não é livre

 

É parece estranho, mas existem sites de blogs que oferecem a opção de “criar um blog grátis", porém eles não te dão essa opção porque são bonzinhos ou porque gostam de você.

Eles ganham dinheiro com o tempo e trabalho duro você investe ao escrever para seu blog. Isso é feito por exemplo:

Eles vendem um espaço de anúncio para diversas empresas, e se você criar um blog grátis nesse espaço, ele será um local onde essas empresas vão por esses anúncios podendo até ser que um desses anúncios seja de um concorrente seu.

O objetivo desses sites que oferecem blogs gratuitos é para ganhar dinheiro para a empresa ficando com todo o lucro da venda do espaço publicitário e nada para você, afinal já te deram um espaço “gratuitamente”.

 

Controle

Você não tem absolutamente nenhum controle sobre o que está sendo anunciado em seu blog além de não ver um centavo do dinheiro que recebem por vender este espaço publicitário.

Além das ferramentas limitadas que permitem apenas executar poucas tarefas específicas em seu site. Se eles decidem fechar suas portas e encerrar aquele espaço, por qualquer razão, então não há absolutamente nada que você possa fazer sobre isso.

 Para piorar a situação, os sites de blogs gratuitos não te dão acesso a toda a gama de recursos que você precisa para se tornar um blogueiro profissional bem-sucedido.

 

Propriedade

O Blogger é um dos serviços que possibilita criar um blog grátis fornecido pela Google.  Porém o blog não é de sua propriedade. Google administra este serviço e tem o direito de desligá-lo, ou desligar o seu acesso a ele a qualquer momento.

          É certo que você queira autoridade para sua marca (seu negócio) não é mesmo? Você não vê por exemplo o site Coca-Cola com um domínio (nome do site) www.cocacola.wixsite.com .

 

Então por que você deveria aceitar que outras marcas apareçam no endereço de seu blog? Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora e isso pode prejudicar (e vai) prejudicar a credibilidade do blog.

Da uma olhada nestes dois endereços e responda, qual você acha mais profissional?

blog.augustuscesar.com.br

augustuscesar.blogspot.com.br

Percebeu, ter o seu próprio domínio faz toda a diferença e mostra seu profissionalismo.

 

A falta de segurança

A realidade da internet é que, por vezes, seu site pode sofrer o risco de ser hackeado. Isso mesmo, isso acontece e temos que olhar para a realidade e se isso acontecer com você, e você estiver usando um desses provedores que possibilitam criar um blog gratís, o hacker pode roubar o seu nome de domínio, o que significa que você vai perder todo o seu trabalho e não poderá obtê-lo de volta.

 

Por isso eu recomendo que você fique bem longe de sites de blogs gratuitos, não vale a pena a dor de cabeça e o risco constante de um ataque não importa que tipo de blog que você esteja começando.

 

Mas calma, tenho uma boa notícia, você pode ter o seu próprio blog e evitar todos esses problemas gastando menos do que você gasta com uma pizza no mês.

 

Autonomia

Um dos motivos já citados é que você quer ter o controle de tudo o que acontece dentro do seu negócio. Isso também se aplica ao seu blog.

Quando você usa um espaço gratuito, fica preso a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela.

 

Aparência

O Blogger só oferece um conjunto padrão e limitado de modelos para usar. Você consegue modificar as cores e o layout desses modelos usando as ferramentas próprias dele, mas não pode criar seus próprios layouts ou fazer modificações.

Existem vários modelos não-oficiais pela internet, mas esses modelos são geralmente de baixa qualidade e muitos vêm cheios de SPAM.

 

Vantagem nos mecanismos de buscas (SEO)

Se você quer ter um blog é claro que quer que ele esteja bem ranqueado quando alguém procure pelo conteúdo que você desenvolveu, o seu domínio recebe um dos mais importantes benefícios de se todos os blogueiros querem: que ele esteja melhor posicionado no Google para as palavras-chave que você escolheu. (Isso ocorre se você não criar um blog grátis.)

Quando alguém procurar por termos semelhantes ou relacionados ao conteúdo que você escreveu, se você estiver usando um domínio gratuito não vai aparecer porque estará sendo usado na verdade um subdomínio dentro de um serviço gratuito.

(ex: http://seunegocio.blogspot.com).

Desse modo, todos os links externos (quando outros sites apontam para algo dentro do seu domínio) que apontarem para o seu blog darão autoridade para o esse outro serviço, ao invés de dar a autoridade para o seu domínio.

          E se caso você for mudar de um Blogger para uma plataforma diferente você pode perder todo o seu SEO, assinantes e os seguidores durante esse processo.

 

Organização

          O Blogger não permite, por exemplo, que o você organize seus conteúdos através de categorias que sejam independentes das tags, essas passam a funcionar como categorias.

 

Limite de páginas estáticas

Hoje o Blogger permite que um blog crie no máximo 20 páginas estáticas, o que para determinados nichos pode ser algo bem prejudicial.

Se você gostou do que mostrei nesse artigo, compartilhe com um amigo para que mais pessoas tenha acesso a essa informação.

 

Grande abraço!

Comentários

Tema do Blog
Curso Grátis
Mais Tráfego
Dinheiro Online
Top Dicas

SOBRE O AUTOR


Augusto César

Tem 28 anos, é um Empreendedor digital que descobriu no negócio online o poder de transformar não só a sua vida como também a de todas pessoas...


SIGA-ME



RECOMENDO

OMB100-tudo-o-que-voce-precisa-para-ter-sucesso-online